Os números

Os números estão presentes em tudo o que nos cerca. Nos preços dos produtos que compramos no mercado, nos endereços, nos telefones, nos canais da TV, e onde mais nossos olhos podem alcançar. Conhecer os números e aprender a usá-los é o que vamos fazer juntos, neste blog.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Matemática Intuitiva

Todos os dias realizamos operações matemáticas mentais, mesmo sem perceber, mesmo antes de aprendermos matemática formalmente na escola.
Agregar, comparar, repartir, acumular, são exemplos simples de matemática intuitiva que realizamos corriqueiramente.

Na sala de aula, levantar situações comuns do dia-a-dia das crianças para auxiliá-las na construção da matemática formal é algo fundamental; assim como já estudado, analisado e enunsiado por Jean Piaget, Paulo Freire e outros estudiosos do construtivismo.

Por esta razão enumeramos alguns exemplos, separados por fase, que podem ser trabalhados e introduzidos por pais e professores nas diferentes etapas da educação intantil e fundamental, de modo cumulativo, ou seja, sempre adicionando práticas e nunca reduzindo e sempre sob sua supervisão e orientação para também transmitir segurança aos pequenos aprendizes.
  • 2 a 4 anos de idade
    • em casa
      • dividir briquedos ou blocos de montar com outros (irmãos, amigos, pais)
      • separar objetos por cor ou por tamanho
      • guardar brinquenos em caixas organizadoras
    • na escola
      • formar pares para prática de atividades
      • formar grupos iguais na hora do recreio
  • 4 a 6 anos de idade
    • em casa
      • arrumar o próprio estojo de lápis
      • guardar as roupas nas gavetas por tipo, cor, tamanho
      • separar os períodos do dia (manhã, tarde e noite)
    • na escola
      • formar filas por ordem de tamanho
      • contar os dias da semana e do mês
  • 6 a 8 anos de idade
    • em casa
      • lidar com dinheiro (pagar e conferir o troco)
      • arrumar a própria lancheira
      • separar os alimentos no prato
    • na escola
      • lidar com o tempo e horários
      • formar grupos ou times para prática de esportes coletivos
  • 8 a 10 anos de idade 
    • em casa
      • servir-se nas refeições, montar porções
      • arrumar a mesa (talheres, pratos, copos)
      • separar as próprias roupas
    • na escola
      • lidar com a relação de distâncias e tempos
      • organizar eventos históricos em ordem cronológica
A aplicação da matemática intuitiva como elo com a matemática abstrata, formal, pode ser validada por experimento aplicado em crianças de 8 a 10 anos de idade que se submeteram a estas práticas desde os primeiros anos.

Atividade Proposta: desenvolver uma "linha do tempo" relacionando eventos históricos a períodos de tempo em ordem crescente, e procurando dados ocultos nas informações pesquisadas.

MFML, 9, 4o. ano E.F.

A aplicação da atividade permite à criança complementar o conhecimento com informações intrínsecas, porém não explícitas no material de pesquisa, insentivando o uso da matemática intuitiva na análise e absorção da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário